As principais vantagens do marketing digital são garantir que a sua marca apareça para o consumidor online, alcançar um número maior de pessoas e a possibilidade de produzir relatórios de métricas. Veja ainda como começar a sua estratégia agora mesmo!


O marketing digital representa um conjunto de técnicas e estratégias adotadas para a divulgação de marcas e produtos pelas mídias digitais. Com elas, é possível garantir a presença online da sua marca e conquistar um número muito maior de clientes.


Em 2020, 13 milhões de consumidores compraram pela internet pela primeira vez. O e-commerce cresceu cerca de 29%, segundo dados do relatório Webshoppers 43. Os números das vendas online crescem ano após ano. Dentre as vantagens do marketing digital, está a possibilidade de se destacar no mercado online.


1. Aparecer para o consumidor

A concorrência nas lojas virtuais é ainda mais complicada que a concorrência no atendimento presencial. Nas vendas físicas, geralmente o consumidor tem disposição para ir em alguns estabelecimentos da região.


Pela internet, o consumidor tem acesso a centenas de lojas com apenas um ou dois cliques. Nesse caso, como ele encontrará o seu produto? Qual o caminho para chegar até ele? O marketing digital é o seu maior aliado para ajudar a sua marca a ser encontrada pelos usuários.


É fundamental investir em uma boa divulgação e em uma comunicação eficiente. Com boas estratégias, planejadas para atender ao seu público-alvo ou nicho de mercado, fica mais fácil garantir que o seu produto seja o escolhido.


2. Alcançar um número maior de clientes

Segundo dados levantados pela PNAD em 2019, cerca de 87% dos lares do Brasil contam com acesso a internet. Portanto, a internet já é uma realidade para a grande maioria dos brasileiros e, com o marketing digital, é bem mais fácil atingir um número grande de pessoas.


Afinal, a maioria das pessoas usa redes sociais – que são o carro chefe das divulgações online, e por isso é muito importante marcar presença por lá. Elas também podem ser conquistadas com o e-mail marketing, que chega direto na caixa de entrada de quem se inscreveu em alguma coisa da sua divulgação.


Os anúncios pagos também são uma forma excelente de levar o seu produto até um número cada vez maior de pessoas.


3. Comunicação eficiente para o seu público

Com o marketing digital, também é possível entender melhor qual o perfil de conteúdo pelo qual o seu público se interessa. Nesse sentido, você pode planejar divulgações que conversem e se encaixem melhor com essas características.


Por exemplo, se o seu público tem um perfil mais geek, nas divulgações você pode sempre puxar a comunicação para referências de ficção científica ou algum universo mágico. Se você trabalhar com roupas para garotas jovens, uma ideia é citar alguns ícones teens que usem alguma roupa que você esteja vendendo.


A ideia é sempre buscar uma comunicação que o seu cliente ideal possa se identificar. Seja com gírias e expressões específicas de cada grupo, referências a pessoas e personagens ou até nas imagens de divulgação.


4. Fazer divulgações imediatas

Uma grande vantagem da divulgação pelo marketing digital, é poder realizar uma promoção imediata. Utilizando diversos canais de divulgação, é possível publicar um anúncio ou divulgação específicos e, imediatamente, o seu público terá acesso a ela.


Dessa forma, é possível ter uma dinâmica mais rápida, estabelecendo sempre o melhor horário para você ou para o seu cliente.


Um exemplo bom dessas ações imediatas é a promoção “Dormiu, perdeu” feita pela marca de maquiagens “Quem disse, Berenice?”. A promoção oferece sempre preços bons para diversos produtos, mas só fica disponível à noite – geralmente após às 21h.


5. Melhorar o atendimento ao cliente

A manutenção do contato com o cliente é uma das estratégias usadas no marketing digital, esse contato precisa acontecer antes, durante e depois de uma venda para conquistar a fidelidade do consumidor.


É comum que as marcas façam um bom atendimento apenas antes da venda e esqueçam de qualquer ação após. Garantir um bom atendimento em todas etapas demonstram mais empatia e proximidade com o cliente.


Isso é importante pois, futuramente, se você enviar um e-mail marketing a ele, por exemplo, essa comunicação será melhor recebida. Afinal, o último contato que ele teve com a sua empresa gerou uma lembrança positiva.


6. Garantir autoridade de marca

Já diz o ditado: quem não aparece não é lembrado. Com o marketing digital é possível desenvolver e manter uma autoridade de marca cada vez maior. Essa autoridade é o nível de confiança que o público possui a respeito do seu negócio. Essa é uma percepção que não pode ser forçada e nem comprada, ela é conquistada.


Uma boa estratégia de divulgação, pode aumentar essa confiança. Isso é feito a partir da demonstração do expertise que a marca possui e da qualidade dos produtos ou serviços oferecidos.


7. Maior custo benefício

Com a divulgação pela internet, a marca pode ter alcances que são orgânicos, isto é, gratuitos, ou a partir de investimentos em dinheiro. De forma orgânica, é possível alcançar mais clientes apostando em campanhas de engajamento gratuito como publicações em que você pede os usuários para marcarem um conhecido.


É claro, elas não são 100% gratuitas, você precisa dedicar tempo e pessoal especializado para que elas possam acontecer – mas isso é o básico para qualquer estratégia de comunicação. No marketing digital, ela apenas possui uma relação de custo benefício maior pois será um investimento baixo para um alcance bem alto.


O engajamento pago pode ser tanto por anúncios, que é a forma mais tradicional, como também com sorteios de produtos ou vouchers, onde os clientes devem marcar outra pessoa na publicação para concorrer.


8. Produzir relatórios de métricas e indicadores

Para saber se uma estratégia ou ação tem dado certo é muito importante verificar métricas e indicadores. Estes são os números que vão indicar o caminho da sua interpretação. No marketing digital, muita coisa é mensurada, facilitando a produção de relatórios e análise dos resultados.


Diversos indicadores são disponibilizados automaticamente pelas plataformas – como redes sociais ou serviços de e-mail marketing. A partir desse resultado, é possível compreender coisas como o alcance da sua marca, o engajamento gerado, o resultado obtido na estratégia de e-mail marketing, qual canal está trazendo mais vendas para a loja, e muito mais.