Primeiramente, O que são leads?

Caso você ainda não saiba, vamos esclarecer o que são leads. Bom, leads são clientes em potencial. Isto é, pessoas interessadas no seu produto ou serviço, que você já tem cadastradas na sua base de dados. Em algum momento das interações que essa pessoa teve com o seu negócio, ela forneceu seu contato (email ou telefone, rede social, site) para você na expectativa de receber algum tipo de informação, material ou oferta.


Daí, a sua equipe de Marketing vai utilizar essa lista de contatos para continuar se comunicando com essa galera para mantê-los engajados. Aumentar o interesse deles na sua marca, e, eventualmente, convertê-los em clientes, fazendo com que eles adquiram seu produto.


E é exatamente aqui que entra o conceito de lead quente ou frio. A temperatura dos seus leads nada mais é do quão perto eles estão do momento da compra e quanto esforço vai ser necessário para fazer essa conversão acontecer.


O que são leads quentes?

Esse é o tipo de lead que todo mundo quer. É o lead que está praticamente pronto para comprar e que só precisa de um empurrãozinho. Eles costumam ser leads bem qualificados, ou seja, leads que estão muito próximos da persona da sua empresa (que é o perfil ideal de cliente). E também muito engajados, o que quer dizer que eles têm interagido bastante com a sua marca, clicando em anúncios, curtindo suas postagens, consumindo seus conteúdos e materiais, etc.


Leads captados recentemente também costumam ser mais quentes, pois demonstraram interesse há pouco tempo e dependem das suas ações para se manterem interessados e não esfriarem.


Por estarem mais próximos da decisão de compra, os leads quentes costumam estar entre o meio e o fundo do funil de vendas e, portanto, não precisam de tanta nutrição. O seu foco com esses leads deve ser apresentar o seu produto como a melhor solução para o problema deles.


O que são leads frios?

Já os leads frios são exatamente o oposto. São os clientes potenciais que ainda estão muito longe da decisão de compra. Eles estão no início da jornada e ainda precisam avançar todo o funil de vendas para poderem tomar alguma decisão. Ou seja: eles exigem muito mais esforço para serem convertidos.


Leads desqualificados, por exemplo, aqueles que estão muito fora da sua persona, costumam ser leads frios. Mas atenção: leads qualificados também podem ser considerados leads frios caso eles sejam leads antigos ou que tenham pouco engajamento.


Exemplo. Digamos que a persona do seu consumidor tenha características como: homens entre 30 e 40 anos, que trabalhem no mercado financeiro e que recebam 4 salários mínimos ou mais. Se o seu lead possuir a maior parte dessas características, ele está muito perto do seu perfil ideal de cliente, então ele pode ser considerado um lead qualificado. Mas se esse mesmo lead foi captado ano passado e, desde então, nunca mais abriu seus emails, não acessou o seu site e nem participou de nenhuma das suas últimas campanhas, ele é considerado um lead frio.